segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Trauma Amapaense parte II
Em conexão ao texto anterior é considerável e necessário agora imaginar,a imptrécie tem feito de tudo para sobreviver. E o primeiro lugar do corpo humano a achar que merecia proteção especial foi à genitália externa,principalmente os testículos e o pênis. Locais capazes e responsáveis por serem importantes na reprodução e perpetuação da prole.Para tanto tangas de couro protegiam o 5º membro isto é, o pênis e os testículos dos predadores e em acidentes eventuais.Se hoje somos sete bilhões de seres humanos,e pouco menos da metade são homens,como a cada homem a natureza sabia proveu dois testículos. Temos cerca de menos de sete bilhões de testículos. Ou seja quase dois testículos por mulher.
Na Amazônia mais do que outras regiões do Brasil,principalmente nas comunidades rurais come-se aos dentes os testículos do búfalo para tornar se viril. Perfume afrodisíaco e atrativo as mulheres é retirado do macho boi almiscarado,o Almiscar. Testículos de botos podem ser encontrados a venda ,na feira do  Ver-ô-peso,em Belém do Pará,para o tratamento de disfunção erétil,no entretanto quase que toda a testosterona é desativada pelo suco gástrico.  Incluímos por aqui as chamadas garrafadas afrodisíacas de testículos de diversos animais.Museu Sacaca,Aqui na Amazônia maior biodiversidade.
Breve histórico:A palavra testículo motivo maior deste projeto de dissertação origina-se da sua anatomia,ao seccioná-los, antigos anatomistas observavam uma rede, um emaranhado,textis do latim.Vulgarmente conhecidos como bagos ou ovos devidos sua semelhança aqui no Brasil.Existe também a explicação do direito romano que testículos significam testigos,originalmente testemunha.No ocidente,causa raríssima de ocorrer um individuo com 3 testículos: significa sorte.                                       
  Para conquistar este leitor, basta citar ou nos imaginarmos na posição de traumatismo do lesionado dos testículos, ao levarmos uma bolada, chute no saco,queda a caballero , uma torção de testículo ou simples baque no celin de bicicleta, quiçá traumas mais graves.Testículos muito sensíveis desde aos pequenos impactos,durante atividades sexuais,imagine as  lesões  com motocicletas. Para homens testículos são como que a sua principal identidade sexual fenotípica como o seu pênis. Quem já experimentou essa dor,a do trauma testicular descreve-a como a pior de todas e a relaciona imediatamente com a perda da virilidade.Pode e às vezes há indicação de acompanhamento do psiquiatra ou psicólogo,principalmente em crianças.Imagine você agora na Amazônia, centenas de quilômetros de um urologista com uma mordedura grave na bolsa escrotal com sangramento importante produzida por um macaco prego,o Cebus apella. Prurido na região genital,comum encontrar caboclo ribeirinho do maior rio do planeta,o Amazonas, com essa afecção na Amazônia a qual é denominada por eles de cuíra ou cruira.Coçando o saco,a beira rio.E no Carandiru,local de muitos candirus,ou seja pequenos peixes que possuem tropismo para orifícios naturais indo e adentrando orifício uretral,confunde com orifício de guelras de outros peixes a procura de alimentos.La ele morre e se você puxá-lo causara lesão uretral com possível estenose e necrose infecciosa,levando até a emasculação. Desenhamos a seguir algumas outras observações relativas às localidades Amazônicas, de significância autóctone e conectada ao assunto em voga.
Na nossa região motivada pelo clima equatorial, quente e úmido, a presença das águas e das chuvas em abundância. Temos que cerca de 30% a mais de fungos que qualquer outra região do planeta. Até as arvores cá são parasitadas por maior diversidade de fungos ,às vezes dão um colorido especial as mesmas.Não poderia ser diferente aos homens.Tinae pedis,capitis et cruris, esta ultima na região crural ,na bolsa escrotal e mucosa do sulco balamo e prepucial. Levando ao prurido intenso como nos micro-traumas durante as relações sexuais motivados pelo movimento de vai e vem, ou mesmo no andar e ao roçar da bolsa escrotal nas regiões inguinais e nas cochas, e com maior freqüência,constatamos balamopostites e infecções na bolsa escrotal.Inicialmente provocadas por fungos ,principalmente a Cândida  Albicans. A incidência nestes casos de micro traumas é maior, recidivante e constante.
Pesquisa da Fiocruz em 2011, revelou que de cada 10,três crianças têm piolhos nas escolas publicas brasileiras,resultado de prurido intenso,levando a noites de mau sono e conseqüentemente mau desempenho nas escolas. Transportando esses dados ao phitirus púbis (chato),em relação às bolsas escrotais,imagine agonia e incomodo da população menos favorecida,ao coçar a bolsa escrotal dia e noite,causadas devido maus hábitos e falta de água,sabão e no tocante a higiene coletiva,item saúde nas escolas andando para a trás.Causa de escrotites que podem ou diagnosticadas pela ectoscopia com apoio de lupas médicas,confirmada e documentada por fotografias digitais ampliadas ou não. E sem mais delongas, desta feita ficamos por aqui.
                                                                                                      Jornal dos Mucípios
                                                         Dr.Cássio Godoy
                                                          Urologista
                                                             CRM:267/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário